O diagnóstico começa através de uma conversa com seu médico. É por isso que obter um diagnóstico preciso pode ser desafiador.

O que esperar na consulta com seu médico.
A história clínica é um componente importante no diagnóstico do AEH. A diretriz brasileira orienta investigação de manifestações clínicas, como: frequência e duração dos edemas (inchaços), assim como os locais em que eles ocorrem1.
A investigação de histórico familiar de AEH é fundamental, visto que este auxilia no diagnóstico de AEH, apesar de que pode estar ausente em até um quarto dos casos1.

Você ainda pode ter AEH, mesmo que ninguém mais em sua família tenha. Um em cada quatro casos de AEH resulta de uma mutação genética espontânea1.
Testes para confirmar o diagnóstico.
Se houver suspeita de AEH, exames laboratoriais poderão ser utilizados para auxiliar na confirmação do diagnóstico. Esses exames avaliarão a quantidade e a atividade da proteína 1-INH presente no sangue, além da quantidade da proteína C41.
Além disso, outras informações como histórico familiar e avaliação clínica devem ser levadas em consideração pelos médicos na avaliação1.