angioedema hereditário e sua família

 

O AEH geralmente ocorre em famílias e é por isso que é chamado de "hereditário". Se um dos pais tiver AEH, cada filho terá um risco de 50% de herdar a condição1.

 

Aproximadamente 75% dos casos tem histórico familiar da doença, reforçando a necessidade de uma avaliação precoce em familiares de um paciente recém diagnosticado².

 

Incentive seus familiares a conversar com o médico sobre o AEH

 

Como o AEH é raro, alguns médicos podem não estar familiarizados com a condição1. Você pode ajudar os membros de sua família a discutir a condição com seus médicos. Se um membro da família estiver interessado em encontrar um médico que saiba sobre o AEH, informe-o de que existem especialistas que podem ajudar a administrar o AEH.

 

A parent with HAE has 1 normal gene and 1 HAE gene. Children get 1 gene from each parent, so there is a 50% chance they will inherit the HAE gene.

 

 

 

Referências: 1. Giavina-Bianchi P, Arruda LK, Aun M V., Campos RA, Chong-Neto HJ, Grumach AS. Diretrizes brasileiras para o diagnóstico e tratamento do angioedema hereditário - 2017. Arquivos de asma, alergia e imunologia 2017; 1: 23–48. 2. Valle SOR, et al. Angioedema hereditário. Rev bras alerg imunopatol, v. 33, p. 80-87, 2010. Disponível em <http://www.sbai.org.br/revistas/Vol333/angioedema_33_3.pdf>. Acesso em 11 de março de 2019.